Acompanhe nossos conteúdos e

melhore seus resultados.

Deixe seu e-mail abaixo!

Aprenda a calcular o ROI das suas campanhas de Marketing Digital

Gestão

Tão importante quanto planejar suas campanhas de marketing digital, é avaliar os resultados alcançados por cada uma delas. Isso porque, sem medir os retornos de suas ações promocionais, é difícil dizer quais delas estão valendo a pena e quais precisam ser corrigidas.

Se você ainda não sabe como medir o ROI de suas campanhas, este artigo é para você. Com ele, você irá aprender a identificar quais ações estão sendo bem-sucedidas e, com isso, focar seus esforços naquelas que geram resultados para sua empresa. Confira!

Por que calcular o ROI?

ROI, ou “Return on Investment”, é uma sigla em inglês que pode ser traduzida como “Retorno sobre Investimento”. Trata-se de uma fórmula usada para medir a relação entre o dinheiro investido em uma campanha de marketing digital e os resultados que essa campanha gerou para sua organização.

Fazendo o cálculo do ROI, você será capaz de saber se está usando sua verba de marketing de forma eficiente ou se é necessário realizar algum ajuste em suas campanhas para ter resultados ainda melhores.

Como calcular o ROI das estratégias de marketing?

O cálculo do ROI é bem fácil de fazer. Basta identificar o valor total de vendas geradas por sua campanha de marketing, subtrair desse valor os custos de marketing necessários para colocar a campanha no ar e dividir novamente pelos custos.

O resultado irá mostrar qual é, percentualmente, o retorno gerado por sua campanha de marketing digital. Veja o exemplo abaixo:

Imagine que você investiu R$ 300 em uma campanha de Facebook Ads e que essa ação gerou um total de R$ 3.000 em vendas. Para medir o Retorno sobre Investimento dessa ação, basta usar a fórmula abaixo:

ROI = (Vendas geradas − Custo de marketing) / Custo de marketing

ROI = (R$ 3.000,00 − R$ 300,00) / R$ 300,00

ROI = R$ 2.700,00 / R$ 300,00

ROI = R$ 9,00

Esse resultado quer dizer que, a cada R$ 1,00 investido nessa campanha de Facebook Ads, sua empresa ganha R$ 9,00, um retorno de 900%! Esse mesmo cálculo pode ser usado para avaliar os resultados de qualquer outro tipo de campanha, seja em inbound marketing, Google Adwords, e-mail marketing, entre outras.

Como saber se o ROI das minhas campanhas de marketing digital é satisfatório?

Não existe um número exato para dizer se o ROI das suas campanhas de marketing digital está alto ou baixo. Isso porque o retorno ideal para sua empresa irá depender de uma série de fatores, como os custos do seu produto, o quanto o valor investido compromete o orçamento de sua empresa e principalmente suas metas de vendas.

Para otimizar seus resultados, você pode comparar o ROI de 2 campanhas distintas e identificar qual tem sido mais bem-sucedida. Assim, poderá tomar decisões embasadas em dados para realizar novos investimentos e corrigir possíveis erros.

Agora que você já sabe como calcular o Retorno sobre Investimento de suas campanhas de marketing digital, você não terá dúvidas sobre quais ações geram mais resultados e, por isso, devem receber mais investimento de sua empresa.

Ainda tem alguma dúvida sobre o ROI? Deixe seu comentário no post que nós iremos ajudá-lo!

4 Comentários

Obrigado pelo comentário. Atualmente ele está em moderação e logo será avaliado.

  1. Tamires 30 de agosto de 2016 at 23:43

    Bom artigo.


    1. Atratis Digital 2 de setembro de 2016 at 09:26

      Valeu pelo feedback, Tamires. 😀


  2. Gerando Ideias 1 de setembro de 2016 at 12:08

    Todos blogeiros e donos de sites sempre precisam de ideias e conteúdos novos para seus leitores. Ter um conteúdo de qualidade é essencial para alavancar suas ideias!
    #Fica a Dica…
    Abraços :)


    1. Atratis Digital 2 de setembro de 2016 at 09:25

      Obrigado pelo feedback, parceiro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *