Acompanhe nossos conteúdos e

melhore seus resultados.

Deixe seu e-mail abaixo!

Blog empresarial: entenda qual a sua importância e como criar um!

Inbound Marketing | Marketing Digital

Você já pensou em como criar um blog para sua empresa? Essa ferramenta tem chamado a atenção de milhares de empresas em todo mundo e é considerada essencial para uma estratégia de Inbound Marketing.

Isso não está acontecendo por acaso: os blogs empresariais são um investimento duradouro e de baixo custo, essenciais para o sucesso de qualquer estratégia de SEO. Afinal, eles garantem que a sua empresa conquiste melhores posições nas buscas do Google.

Além de influenciar no ranking de seu site nas buscas, o conteúdo criado em seu blog poderá ajudar sua empresa a se posicionar como uma autoridade no ramo de atuação, diferenciando-se dos seus concorrentes.

É normal que alguns profissionais tenham dificuldades e dúvidas sobre como criar um blog empresarial. Por isso, mostraremos neste post os elementos principais que você precisa conhecer antes de investir em um blog. Confira!

1. Tenha um objetivo claro

Antes de iniciar a construção de seu blog, é muito importante que você defina qual é o objetivo do seu negócio ao implementar essa ferramenta. Sem conhecer o seu objetivo, é impossível construir uma estratégia consistente, capaz de ajudar sua empresa a garantir o retorno sobre o investimento na criação do blog.

Esses objetivos serão essenciais também para definir quais são as métricas ideais de avaliação do sucesso de sua estratégia, bem como os indicadores de desempenho que podem indicar a necessidade de ajustes em sua campanha.

2. Defina a sua persona

Outro elemento importante para o sucesso de um blog é a definição de sua persona. Trata-se da representação do cliente ideal de sua empresa e para quem os posts do blog serão destinados.

Estipulando bem a sua persona, você terá mais condições de saber quais são as dúvidas e problemas que ela enfrenta em seu dia a dia, bem como os objetivos que ela deseja alcançar. Essas informações são indispensáveis para o seu planejamento de conteúdo, pois ajudam a definir quais os assuntos devem ser trabalhados em seu blog.

Com esses dados em mãos, você saberá que tipo de conteúdo deve produzir para atrair a atenção do seu cliente, garantindo o sucesso da estratégia de marketing digital.

3. Escolha o CMS ideal

Outro aspecto importante para o sucesso de um blog é a plataforma responsável por sua gestão, também conhecida como CMS. Um bom CMS facilita a criação, edição e publicação do conteúdo produzido por seu blog, sendo responsável também pela exibição do conteúdo para o leitor.

A plataforma de gestão de blogs mais popular do mercado é o WordPress, usada por várias empresas para gerenciar todo o conteúdo de seus sites e blogs. Também existem outras opções disponíveis, como o Joomla, o Blogger e até mesmo plataformas personalizadas, criadas exclusivamente para um negócio específico.

Para garantir o sucesso de seu blog, o ideal é que você avalie com cuidado as opções disponíveis para sua empresa, escolhendo aquela que garanta uma maior estabilidade e segurança para o seu conteúdo.

4. Não se esqueça dos elementos essenciais de um blog

É muito comum vermos profissionais que não sabem como criar um blog se esquecerem de alguns itens indispensáveis para o seu sucesso.

Lembre-se de sempre inserir o call to action — um link que convida o visitante de um blog a tomar uma ação específica, como o download de um e-book ou mesmo a compra de determinado produto — em seus post. Dessa forma, você conseguirá manter o usuário na sua página por mais tempo ou até mesmo adquirir seus dados para contato.

Outro elemento importante que é deixado de lado com frequência é a landing page. Trata-se de uma página do blog criada com foco na conversão, muito eficiente para transformar os visitantes de seu blog em leads — ou seja, as oportunidades de negócio a serem exploradas por sua empresa. Nunca se esqueça desse elemento, pois ele é fundamental na captação de clientes.

Garantindo o uso correto destes elementos, a sua empresa poderá criar um blog eficiente, capaz de gerar ótimos resultados para seu negócio.

Agora que você já sabe como criar um blog de sucesso, que tal receber mais dicas exclusivas para melhorar as estratégias de marketing digital da sua empresa? Siga nosso perfil no Facebook e LinkedIn e não perca nenhum conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *