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Jornada de Compra – Entenda o seu cliente

Inbound Marketing

“Enviar a mensagem certa, para a pessoa certa no momento certo.”

A jornada de compra nada mais é do que o caminho em que um determinado perfil de comprador faz antes de finalizar, de fato, a compra. São estágios que todos os compradores passam, onde muitas das vezes sem nem mesmo saber que estão passando por elas.

A partir do momento em que você entende a jornada de compras do seu cliente, você passa a identificar que tipo de informação é mais importante para ele e o momento em que essa informação é mais importante gpara ele. O contato fica muito melhor, já que ele tem as informações no momento certo e sem se sentir “invadido”.

As principais características para estabelecer uma boa Jornada de Compra, são:

  • A produção de conteúdo deve ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa;
  • Quando você conhece a pessoa com quem vai conversar você sabe quais conteúdos produzir, em quais mídias sociais estar presente, por quais canais ela gosta de se comunicar (e-mails, mídias sociais, etc), quais tipos de ofertas a interessam, e por aí vai;
  • Um bom conteúdo irá atrair visitantes para seu site, tornar seu negócio referência na sua área de atuação, alimentar ações de relacionamento com Leads e preparar para o momento da venda.

Até concluir a sua Jornada de Compra, o cliente passa por três estágios:

Funil de Jornada de Compra Inbound Marketing

 

1: O Conhecimento

Aprendizado e descoberta

No início do processo o consumidor não sabe (ou não sabe muito bem) que tem um problema ou necessidade. Ele ainda está despertando o interesse para determinado tema e o objetivo da sua empresa é capturar a sua atenção para mais adiante fazê-lo perceber que ele tem um problema ou uma oportunidade de negócio.

2: Consideração

Reconhecimento do problema

Aqui o consumidor já se aprofundou um pouco mais no tema e percebe que tem um problema ou oportunidade. O objetivo aqui é “gerar” essa necessidade nele, ou melhor: revelar para ele um problema que ele tem, mas que ainda não sabia. A partir disso ele começa a pesquisar e estudar mais o problema e ir atrás de soluções para ele.

Consideração da solução

Aqui é preciso que ele identifique o seu produto ou serviço como uma (boa) solução para ele. É interessante criar senso de urgência para que ele avance no processo e não deixe para resolver o problema depois (ou tenha tempo para ir atrás de outras soluções).

3: Decisão

Decisão de Compra

No fim do processo o consumidor analisa as opções e toma, enfim, sua decisão: é o momento da compra. Hora de mostrar os diferenciais da sua empresa em relação aos concorrentes e convencê-lo que o seu produto é a escolha certa!

Na Atratis Digital, os clientes passam por um processo de estudo para sabermos quais as melhores estratégias que iremos trabalhar para atrair o seu público-alvo. Potencialize os resultados da sua empresa, entre em contato e saiba mais.

1 Comentário

Obrigado pelo comentário. Atualmente ele está em moderação e logo será avaliado.

  1. Danilo 23 de março de 2017 at 10:37

    Interessante.


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