Acompanhe nossos conteúdos e

melhore seus resultados.

Deixe seu e-mail abaixo!

Inbound ou Outbound Marketing: conheça a melhor opção para seu negócio!

Inbound Marketing | Marketing Digital

Uma estratégia amplamente utilizada em todo o mundo, o Inbound Marketing ainda é novidade no Brasil, mas já está revolucionado o jeito tradicional de fazer marketing.

Com o Marketing Digital, a tendência do Outbound Marketing é diminuir para dar lugar às práticas menos invasivas e de atração do cliente, de forma orgânica e espontânea.

Se você está prestes a elaborar um planejamento de marketing para a sua empresa e não sabe se opta pelo Inbound ou Outbound, continue a leitura e saiba como fazer a melhor escolha!

O que é Inbound Marketing?

Em uma tradução mais aproximada, o termo significa “Marketing de Atração”. A principal ideia é despertar o interesse do cliente pelo que a sua empresa pode oferecer.

Essa atração ocorre por meio da criação e compartilhamento de conteúdos de qualidade que geram valor para seus potenciais clientes, publicando nos principais canais digitais: redes sociais, blogs, websites, vídeos no YouTube, dentre outros.

No entanto, é necessário conhecer bem o público-alvo para a criação de conteúdos relevantes que sejam capazes de engajar a persona com a sua empresa e, assim, atingir a pessoa certa, no momento certo.

Essa estratégia necessita de um planejamento que seja capaz de guiar o visitante em todas as etapas do funil de vendas para efetivamente converter esse visitante em cliente.

Vantagens

  • Cerca de 62% mais barato que o marketing tradicional.
  • Marketing de atração de clientes qualificados.
  • Foco em educar o público.
  • Muito valor agregado para o cliente.
  • Fácil mensuração dos resultados.

Desvantagem

  • Dificuldade em alcançar grupos de clientes muito específicos, por exemplo, grupos de investidores ou executivos.

O que é Outbound Marketing?

Corresponde ao marketing tradicional, é exatamente o contrário do Inbound Marketing. Nesta estratégia, a empresa que vai ativamente atrás dos clientes.

Essa é a estratégia que estamos acostumados no nosso dia a dia, seja na televisão, rádio, jornal, folhetos entregues na rua ou até mesmo nos outdoors; enfim, nos meio tradicionais de comunicação.

Também é possível notar Outbound Marketing no meio digital: alguma vez você já entrou em algum website ou blog em que os anúncios apareciam “do nada” e atrapalhava a leitura? Então, isso faz parte do Outbound Marketing.

As principais diferenças entre o Inbound e Outbound são o custo e a duração das campanhas e conteúdos. Campanhas nas mídias tradicionais têm alto custo para a empresa e tempo pré-definido para expirar; no Inbound, seu conteúdo fica sempre disponível na internet e pode ser acessado a qualquer momento.

Vantagens

  • O cliente é impactado no momento da exibição do anúncio.
  • Abordagem direta com o cliente.
  • Foco na propaganda ativa, ou seja, a divulgação direta do produto.

Desvantagens

  • Altos custos, principalmente com anúncios na televisão.
  • Alta taxa de rejeição dos anúncios.
  • Pouco ou nenhum valor agregado para o cliente.
  • Interrompe a atividade que o consumidor está fazendo no momento em que é impactado.

Inbound ou Outbound, qual escolher para minha empresa?

Calma, não estamos dizendo que o Outbound Marketing vai sumir! Na verdade, o ideal é utilizar estratégias de Inbound e Outbound em conjunto.

Uma ação que utiliza as duas estratégias, por exemplo, é a integração entre a loja física e o e-commerce por meio do cadastro em ambos os pontos, virtual e físico. Com esses cadastros, é possível saber quais os clientes que vieram até a loja e trabalhar uma lista de e-mails com promoções e ofertas exclusivas.

Porém, durante a execução das duas estratégias, é importante acompanhar de perto as principais métricas e avaliar o Retorno do Investimento (ROI). Por meio dessas análises, será possível afirmar em qual estratégia é mais interessante focar naquele momento.

O Inbound Marketing é o que tem de mais novo na área do marketing e conta com uma grande quantidade de vantagens para as empresas que utilizam esta estratégia de maneira inteligente.

Mas vale lembrar que o Inbound ou Outbound são apenas algumas das principais estratégias atuais no mercado, que devem ser utilizadas integrada à outras estratégias e ferramentas para ajudar a sua empresa a alcançar os objetivos de negócios.

Gostou deste artigo? Está pensando em investir em estratégias Inbound? Então confira como o Inbound Marketing vai transformar suas vendas e prepare-se para criar uma estratégia de marketing sensacional para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *