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Planejamento 2017: como definir meu orçamento de Marketing Digital?

Inbound Marketing | Marketing Digital

Vivemos um cenário relativamente delicado para os profissionais de marketing. A crise econômica preocupa todos os setores, e o medo dos efeitos negativos faz com que diversas organizações cortem custos tidos como desnecessários.

O setor de Marketing é um dos primeiros afetados. Afinal, são muitas as empresas que ainda têm uma visão antiquada sobre o segmento, enxergando-o como uma área de apoio, sem resultados tangíveis. Contudo, a forma como o marketing trabalha e se posiciona gera impactos diretos sobre como ele é visto na empresa.

E um primeiro passo para mostrar como o marketing é fundamental no alcance de metas é estabelecer um orçamento que se comprometa com a geração e mensuração de resultados. Acompanhe nosso post e aprenda como montar um orçamento de marketing digital!

O que é, na prática, um orçamento de marketing digital?

O orçamento de marketing digital é a média do investimento que uma empresa precisa fazer para colocar em prática as estratégias de marketing na web durante o ano. Dentro do valor do orçamento, devem ser incluídas despesas com planejamentos, equipe e infraestrutura.

Um valor anual pode ser interessante para que a equipe responsável possa planejar as ações de marketing que acontecerão naquele período.

Empresas tendem a enxergar os gastos com marketing como supérfluos, também por uma falha de suas equipes, que não sabem como medir os resultados de suas ações. O marketing digital oferece novas oportunidades para mudar essa situação.

Os investimentos em publicidade online cresceram no Brasil. Em 2014, o valor foi de R$ 8,3 bilhões, e a previsão de crescimento para 2015 era cerca de 14%, segundo a norte-americana Mondo.

O setor possui algumas vantagens em relação ao marketing tradicional, como a possibilidade de segmentação de público, o controle do retorno sobre o investimento e a fidelização de clientes.

Como definir o valor do orçamento de marketing digital?

Dentre muitas outras atividades, a equipe de marketing deve se encarregar de elaborar o orçamento visando o crescimento do negócio, evidenciando as vantagens desse tipo de estratégia.

O que ocorre em boa parte das empresas, porém, é a dificuldade em apresentar um relatório com métricas e números. Se você se enquadra nessa situação, veja quais são os pontos fundamentais para criar um orçamento bem elaborado!

Analise o histórico de vendas para traçar expectativas

Tanto no caso em que a diretoria define o orçamento para o marketing digital quanto nas vezes em que analisa a proposta do setor de Marketing, é importante fazer uma análise do histórico de vendas e traçar uma expectativa de crescimento para o próximo ano. Assim, fica mais fácil traçar um plano de ação com estimativas de crescimento plausíveis.

Atenção: antes de pensar nos investimentos a serem feitos no marketing digital, verifique quais são as metas do time de vendas para o próximo ano. Assim, vocês trabalham com expectativas alinhadas!

Olhar para o histórico de gastos com marketing também é importante nesse cálculo. Verifique quais foram as despesas do setor nos períodos anteriores, divida pela quantidade de vendas e verifique quanto é investido em marketing por venda. Para empresas que estão projetando crescimento, o ideal é que se invista mais.

Lembre-se de incluir no orçamento as variações provocadas por fatores externos, como oscilações na economia. Experiências anteriores podem ajudá-lo nessa tarefa.

Se a sua empresa já investiu em marketing digital, levante dados como quais foram as ações definidas, os resultados alcançados, o budget estabelecido, dentre outros.

Se a organização ainda não investiu nessa área no ambiente online, informe-se sobre o investimento em marketing, quais foram as ações feitas e os resultados alcançados. Nesse caso, os números podem não ser tão precisos quanto no caso do marketing digital; por isso, é preciso colocar tudo no papel.

Descubra qual é a margem de cada produto ou serviço

Para identificar quanto é possível gastar com marketing digital, é preciso entender qual é a margem disponível.

Para isso, estime a receita média que a empresa tem por venda e quanto é gasto para entregar o produto ou serviço prometido: some todos os custos, com exceção do que é gasto com o marketing, e divida pelo número de vendas. O que sobra é a margem por venda, a quantia que a empresa vai tirar para investir em marketing.

Multiplique

O time de vendas já estipulou os resultados que deseja para o próximo ano? Se você sabe quais são as vendas que precisa fazer e quanto pode gastar com marketing digital, multiplique os dois valores para definir o seu orçamento!

Verifique quais são os objetivos da empresa no próximo ano

Outra etapa fundamental para elaborar um orçamento tangível é verificar quais são as prioridades da empresa no próximo ano. Se ela deseja expandir a produção, pode ser que sobre menos para o marketing.

Caso ela deseje crescimento de clientes, tanto os times de marketing quanto o de vendas podem ter mais dinheiro para trabalhar.

Assegure a flexibilidade do orçamento

Agora que você tem um orçamento bem definido, verifique quais são as ações a serem seguidas e se há possibilidade de flexibilizar. Afinal, se uma empresa não tem um site ainda, é preciso colocá-lo como prioridade para que, a partir dele, sejam traçadas outras tarefas.

Com o acompanhamento constante de resultados, o time de marketing deve garantir flexibilidade o suficiente para aproveitar oportunidades momentâneas.

É possível definir um orçamento com base em metas?

Sim! Embora não seja o caminho mais indicado, começar um planejamento a partir das metas é comum entre empresas que não têm um histórico de investimentos em marketing digital. Geralmente, elas usam o orçamento para verificar se é possível fazer o investimento.

Nessas situações, é indicado que o time faça um diagnóstico detalhado da empresa, analisando números como o balanço financeiro de cada mês, quais os resultados das ações de marketing e quantos clientes foram conquistados.

Em seguida, determine quais são os objetivos da empresa para o próximo ano, alinhando-os às metas do time de vendas. Com isso em mãos, trace ações necessárias para atingir esses propósitos.

Organize um cronograma de atividades, estimando o tempo necessário para implementação de cada estratégia. É fundamental manter uma ordem lógica de ações, de forma que as equipes não fiquem sobrecarregadas ou ociosas.

Crie então um documento com os recursos necessários para cada uma das ações levantadas no planejamento. Uma prática recomendada é levantar quais são os resultados esperados em cada uma dessas atividades, de forma que a diretoria enxergue como os investimentos contribuem para as metas da empresa.

Se o orçamento disponibilizado pela diretoria não for o suficiente, é importante rever os projetos levantados pelo time de marketing e remontar estratégias, priorizando as ações que garantam mais resultados.

Viu só como planejar um orçamento de marketing digital pode aproximar a equipe de marketing dos interesses da diretoria? Mensurar resultados e torná-los legíveis para todos os times é fundamental para demonstrar a importância das ações de marketing no crescimento da empresa, bem como para seu posicionamento estratégico.

Resultado é a palavra de ordem, e esse deve ser o foco de seu orçamento! Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter e receba muitas outras dicas em seu e-mail!

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