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Como o URL Builder pode ajudar no trackeamento de campanhas?

Marketing Digital | Redes Sociais

Profissionais que trabalham com marketing digital precisam analisar constantemente o retorno das ações que desenvolvem.

Como muitas vezes as ferramentas não oferecem essa opção automaticamente, é preciso utilizar algum tipo de solução para o trackeamento de campanhas. E uma das opções que mais pode ajudar nesse sentido é o URL Builder.

No post de hoje, explicaremos como o URL Builder é capaz de contribuir para o rastreamento de campanhas no ambiente digital e mostraremos suas principais vantagens. Vamos lá?

Como funciona o URL Builder?

O URL Builder é um serviço que permite auxiliá-lo a rastrear e analisar o desempenho de estratégias de marketing digital dentro do Google Analytics.

Isso é feito adicionando os chamados parâmetros UTM (Urchin Tracking Module) à URL ou às URLs que você inclui nas suas ações. São eles que informam ao Google Analytics a origem, mídia, nome e outros identificadores da campanha (continue lendo para saber mais sobre esses parâmetros).

Imagine que você esteja veiculando uma campanha de e-mail marketing por meio de newsletters, que contêm links para o site da sua empresa. Uma ótima solução para saber exatamente quantos usuários estão chegando ao site vindos desses e-mails e por meio de quais links, é inserir parâmetros nessas URLs.

Abaixo está um exemplo de URL montada com o URL Builder do Google e uma explicação sobre cada um dos parâmetros.

Exemplo: www.sitedasuaempresa.com.br?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=julho-2017

  • origem da campanha (utm_source): no exemplo, a nossa origem é a newsletter. Outros tipos de origem poderiam ser google, facebook, twitter etc;
  • mídia da campanha (utm_medium): utilizamos email no nosso exemplo, mas outros casos são banner, cpc, entre outros;
  • nome da campanha (utm_campaign): no nosso caso, supondo que a estratégia seja de enviar newsletters mensais, escolhemos julho-2017 como nome da campanha;
  • termo da campanha (utm_term): mais usado em campanhas de tráfego pago, como as veiculadas no Google AdWords. Você pode incluir as palavras-chave utilizadas no anúncio;
  • conteúdo da campanha (utm_content): é utilizado para diferenciar anúncios ou links que apontam para a mesma URL, além de servir para fazer testes A/B.

Quais são os benefícios do URL Builder?

Fazer o trackeamento de campanhas

Imagine que você comece uma campanha de anúncios pagos em redes sociais. Para isso, são criadas propagandas no Facebook, Twitter e LinkedIn, que levam para uma landing page de um produto da sua empresa.

Usando o URL Builder para montar as URLs dos respectivos anúncios, é possível verificar no Google Analytics qual rede trouxe mais retorno para a campanha.

Descobrir a origem do tráfego

Outra vantagem do URL Builder é que você consegue saber exatamente de onde está vindo o tráfego para o site do negócio.

Suponha que você faça a divulgação da sua empresa em grupos de aplicativos de mensagem instantânea, como WhatsApp, Telegram e Viber. Incluindo os parâmetros adequados antes de compartilhar os links, é possível ter uma visão melhor de onde os usuários estão vindo antes de visitar o seu site.

Otimizar o desempenho de anúncios

Como já explicamos, o parâmetro “conteúdo da campanha” pode ser útil para diferenciar anúncios que tenham o mesmo destino e fazer testes A/B.

Se você tiver dois anúncios no AdWords com textos diferentes, por exemplo, mas que levem para a mesma página web, é possível descobrir qual deles tem mais apelo com o público. Assim, você investe naquilo que funciona melhor e otimiza a sua campanha.

Gostou do nosso artigo sobre URL Builder? Compreendeu por que essa ferramentas é uma ótima aliada no trackeamento de campanhas? Então curta a nossa página no Facebook e continue acompanhando nossas publicações sobre inbound marketing e marketing digital!

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