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Como melhorar minha estratégia digital com o Google Search Console?

SEO

O Google Webmaster Tools recentemente foi rebatizado para atrair públicos mais diversos além do de webmasters: agora, ele se tornou Google Search Console.

Além da mudança no nome, suas funcionalidades foram refinadas e a ferramenta continua sendo uma grande aliada de estratégia de marketing digital.

A seguir, mostraremos como o Search Console pode ajudar sua empresa a se destacar no ambiente digital. Confira nossas dicas!

Encontrando erros e pontos importantes no site

A principal contribuição que o Google Search Console pode dar ao seu site está no campo do SEO.

A ferramenta faz um diagnóstico completo de sua página, apontando erros e permitindo que você destaque pontos relevantes para a indexação e bom posicionamento do site em buscas. Vamos analisar cada ponto com mais detalhes:

Erros

O Search Console examina todo o código das páginas de seu site, apontando eventuais falhas em seu HTML que possam dificultar sua busca e indexação pelo algoritmo do Google.

A ferramenta faz sugestões a respeito dos títulos contidos na página — sua meta descrição —, tornando o resultado de pesquisa mais atraente para o usuário final e mais facilmente indexável pelo Google.

Pontos principais

Em termos de pontos principais do site, falamos dos rich snippets: trata-se de dados das páginas que são excepcionalmente relevantes em uma busca. Exemplos: o título, autor e data de um artigo; o endereço e horário de funcionamento de uma empresa; a avaliação de um produto.

O Google Search Console permite que você marque nas páginas de seu site quais são essas informações relevantes. Dessa forma, a página pode ser indexada para dispor dessas informações em um resultado de pesquisa mais atraente.

Medindo o tráfego de cada página

A ferramenta Search Analytics no Google Search Console cuida de medir o tráfego das páginas de seu site através das buscas.

Além da quantidade de visitas, o Search Analytics consegue documentar as palavras-chave que o usuário pesquisou para chegar a sua página, os dispositivos de acesso e as páginas mais visitadas, por exemplo. Esses dados são extremamente importantes para os serviços de marketing que a Atratis presta.

Palavras-chave pesquisadas e páginas mais visitadas são alguns dos índices que permitem verificar quais assuntos têm sido mais relevantes para os visitantes do site. Isso refina a estratégia de inbound marketing que a agência adota, passando a abordar com maior atenção esses temas e construindo a autoridade da empresa neles.

Otimizando a página para o usuário

O Search Console possui funcionalidades interessantes também na análise de seu código, que permitem verificar problemas de experiência de usuário na página.

A ferramenta analisa se a página é otimizada para dispositivos móveis: ela acusa se a área visível da página (viewport) se adapta a tamanhos de tela diferentes, se a página contém elementos incompatíveis com dispositivos móveis (como arquivos Flash), bom como se ela conta com uma fonte pequena e áreas de toque próximas.

Oferecer uma boa experiência de usuário é um importante objetivo do web design, pois o próprio Google prioriza, em seus resultados, páginas responsivas que permitem uma experiência fluida em qualquer dispositivo.

Isso faz com que usuários encontrem a página mais facilmente, pois o SEO dela passa a ser melhor avaliado, impedindo que as pessoas deixem de navegar no site por culpa de fatores técnicos — o que tornaria o resultado da pesquisa inútil.

O Google Search Console, portanto, é aliado indispensável na otimização de sites para melhor ranqueamento em pesquisas. Um bom ranqueamento é indicativo claro da autoridade da empresa em seu ramo de negócios, além de um dos objetivos mais importantes em uma estratégia de marketing digital.

Agora que você sabe como adquirir informações relevantes para otimizar seu site por meio do Search Console, aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de outras dicas de alto nível sobre marketing digital!

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