Acompanhe nossos conteúdos e

melhore seus resultados.

Deixe seu e-mail abaixo!

O que é Google Analytics e como utilizá-lo para mensurar resultados?

Inbound Marketing | Marketing Digital | SEO

Você conhece o Google Analytics? Com certeza esse nome não lhe é estranho, não é mesmo? Mas você alguma vez já procurou saber um pouco mais sobre essa ferramenta e como ela pode ser importante para o seu negócio?

Continue acompanhando este post para entender o que é Google Analytics, como ele funciona e aprender maneiras de utilizá-lo para mensurar seus resultados!

O que é Google Analytics e como instalá-lo?

O Google Analytics é uma ferramenta essencial para quem quer gerenciar um site e ter um controle preciso de suas estatísticas, sabendo quantas pessoas acessam a página e outras métricas igualmente importantes.

Esse é um serviço que o Google oferece para que donos de sites possam monitorar, avaliar e medir os resultados de suas publicações.

O Analytics possui uma interface muito simples e intuitiva, que permite ao dono de um site saber quantas pessoas entram em sua página, de onde elas vêm e o que estavam procurando nessa página.

Além disso, ele oferece uma análise completa de suas estratégias, por meio de uma série de métricas importantes, abrangendo áreas como redes sociais, tráfego mobile, publicidade e conversões.

Para instalar o Google Analytics, é muito simples. O primeiro passo é se registrar no site, utilizando uma conta Google (pode ser um e-mail do Gmail, uma conta do YouTube ou qualquer outro serviço Google).

Com o registro feito, basta cadastrar o seu site no Analytics e definir alguns parâmetros básicos para que o serviço gere um código em JavaScript, que deverá ser inserido em todas as páginas do seu site.

Esse código contabilizará quantas pessoas acessaram o seu site, quanto tempo ficaram online, de onde vieram e por onde saíram.

Como utilizar o Analytics para analisar seu site?

Agora que já sabemos o que é o Google Analytics e como instalá-lo, chegou o momento de aprender como utilizá-lo para mensurar os resultados do seu site.

É importante frisar que o Google Analytics oferece uma série enorme de métricas, mas nem todas elas são igualmente úteis para todas as empresas. Na verdade, isso dependerá de suas estratégias e o que você pretende alcançar com elas.

Um blog corporativo focado em branding ou em um funil de vendas, por exemplo, terá interesse em métricas bem diferentes de um e-commerce ou um blog de entretenimento. Assim, a sua análise deve começar pelo estabelecimento de metas e parâmetros que deseja avaliar.

Após estabelecer as suas metas e objetivos, o próximo passo para fazer a análise utilizando o Google Analytics é entender quais métricas ajudam a retratar o desempenho do seu site, com foco naquilo que mais interessa.

Por exemplo, um blog corporativo vai querer saber de onde os visitantes vieram e qual o percurso que fizeram pelo site, se chegaram às landing pages, se converteram em leads e quantos continuaram visitando o blog.

Já um blog de entretenimento ou um blog corporativo focado em branding se preocupará com o tempo de leitura, a quantidade e fidelidade dos visitantes e se eles estão compartilhando o conteúdo em redes sociais ou não.

Principais métricas disponibilizadas pelo Google Analytics

Números de visitantes e visitas

Visitantes referem-se ao número de pessoas que acessaram seu site, independentemente da quantidade de vezes. Já a métrica de visitas considera somente o número de acessos, não levando em conta o número de pessoas.

Taxa de rejeição ou Bounce Rate

A taxa de rejeição mostra a quantidade de pessoas que acessaram seu site, mas que, por algum motivo no meio do caminho, o abandonaram.

Pageviews ou visualização de páginas

O pageviews mostra quantas páginas foram visitadas em seu site e a qualidade de seus visitantes. Essa métrica é importante para mostrar se seu conteúdo está conseguindo engajar tais visitantes.

Origem do tráfego

Essa métrica permite analisar as origens do tráfego do seu site, tais como: tráfego de referência (links de outros sites), tráfego direto, tráfego pago e busca orgânica.

Porcentagem de novas visitas

Indica a porcentagem de usuários que visitaram seu site pela primeira vez durante certo período.

Você compreendeu o que é Google Analytics e como utilizá-lo para mensurar os resultados do seu site? Então compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *